O Ateliê Theotokos Pantanassa

Theotokos Pantanassa em grego significa “Mãe de Deus Rainha de Todos”.

O Atelie foi criado em 2005 em Brasília, e desde então oferece aulas semanais àqueles que desejam conhecer e se desenvolver na arte sacra da pintura de ícones.

Para sua fundadora, o objetivo do Ateliê Theotokos Pantanassa é divulgar e promover a iconografia como algo maior do que uma arte com características religiosas. A iconografia aqui é vista como uma atividade devotada à ascese espiritual, como um verdadeiro caminho de busca e de serviço a Deus, que está aberto a todos aqueles que com humildade, espírito de oração e devoção a Deus, se sentirem chamados a trilhá-lo.

 

Esperamos poder ajudar e aprender com os companheiros nessa caminhada. Cursos intensivos para alunos de fora de Brasília podem ser agendados. Para obter informações mais detalhadas, por gentileza, veja os endereços e fone na seção CONTATO.

 
Brasília, fevereiro de 2016.
Marina V. L. C. Sisson

Currículo
 
O Ícone da Theotokos Pantanassa
 
No monastério de Vatopedi em Monte Athos, na Grécia, há um ícone da Mãe de Deus chamado “Pantanassa”, que em grego quer dizer “Rainha de Todos”. Esse ícone recebeu de Deus a graça especial de realizar curas, especialmente no caso de câncer. Em 1991 foram feitas muitas cópias do ícone da Pantanassa e enviadas para crianças russas que tinham câncer, e muitos milagres aconteceram para surpresa dos médicos. As mulheres russas têm alcançado curas milagrosas nos casos de câncer de mama.
 
Em 2002 o Monastério Ortodoxo St. Paisius em Safford, Arizona, publicou um folheto de oração chamado Akatisto (Hino de Louvor) à Mãe de Deus “Curadora de Câncer”, de onde foi retirado o trecho abaixo:
 
Possas Tu, Oh Soberana Senhora, por teu honorável Ícone “Rainha de Todos” que concede elevação, salvar aqueles que com fervorosa vontade imploram por Tua graça; salve das aflições aqueles que se inclinam para Ti; de todos os perigos guarde o Teu rebanho e todo aquele que clama por Tua intercessão.