Regras do Iconógrafo

 

Antes de começar a trabalhar faça o Sinal da Cruz, em silêncio, e perdoe a teus inimigos. Faça várias vezes o sinal da cruz durante o trabalho, para fortificar-se espiritual e fisicamente.

Evite toda palavra inútil, guarde o silêncio e o teu espírito da distração.

Reze especialmente Àquele cuja imagem pintas. Ele estará perto de você. Execute com cuidado cada detalhe de seu Ícone, como se trabalhasse diante do próprio Senhor.

Quando desenhar ou pintar estenda tuas mãos interiores para o Senhor e peça-lhe conselho.

Não inveje o trabalho dos outros iconógrafos. O êxito deles é também o teu.

Ao terminar, agradeça ao Senhor Sua Misericórdia, porque Ele Te deu a Graça de pintar as Santas Imagens.

Abençoe ao teu ícone colocando-o sobre o altar durante uma liturgia. Seja o primeiro em orar diante teu Ícone.

Nunca se esqueça: da alegria de difundir os Ícones no mundo; da alegria do próprio trabalho do Iconógrafo; da alegria de dar aos Santos a possibilidade de resplandecer através de Seu Ícone; da alegria de estar em união com o Santo cujo rosto pintas. E de que, através de seu ícone, você serve, comunica, canta e comunga com a Glória do Senhor.

 

 

Orações do Iconógrafo

 

Antes de iniciar o trabalho de cada dia, o iconógrafo fica em silencio, faz o sinal da cruz e reza. Há algumas orações tradicionais para esse momento, que apresentamos abaixo:

 

1. Oh Divino Mestre

Oh Divino Mestre, Ardoroso artífice de toda a criação, Ilumina o olhar de teu servo ........ .

Guarda o seu coração, rege e governa a sua mão para que dignamente e com perfeição, possa representar a Tua Santa imagem.

Para a glória, a alegria e a beleza da Tua Santa Igreja, amém.
 

1. Oração do Iconógrafo

Ensina-me Senhor a utilizar bem o tempo que me dás para trabalhar, a empregá-lo sem desperdício.

Ensina-me a aprender com os erros cometidos, sem cair na inquietação que corrói.

Ensina-me a antever o plano de meu ícone sem angustiar-me, a imaginar a obra sem abater-me se o resultado surgir diferente.

Ensina-me a unir a rapidez e a lentidão, a serenidade e o fervor, o zelo e a paz.

Ensina-me a começar minha obra, porque é nesse ponto que me sinto mais fraco. Ajuda-me no ápice de meu trabalho a manter sob controle minha tensão e, sobretudo, preenchas Tu mesmo as lacunas por mim deixadas.

Senhor, no trabalho de minhas mãos deixa uma Graça Tua para falares aos outros, e uma falta minha, para falares a mim mesmo.

Guarda em mim a esperança da perfeição, sem a qual perderei a coragem.

Guarda em mim a impossibilidade de alcançar a perfeição, sem o que me perderei no orgulho.

Purifica meu olhar: aquilo que faço mal não é certo que seja mal e aquilo que faço bem não é certo que seja bem.

Senhor: não me deixes esquecer jamais que todo saber é vão, a menos que haja labuta. Que todo trabalho sem amor é vazio, e que todo amor é vão se não me unifica comigo mesmo, com os outros e Contigo.

Tu, Senhor, ensina-me a orar com minhas mãos, com meus braços e com todas as minhas forças.

Não me deixes esquecer que a minha obra Te pertence, e a mim cabe devolvê-la como uma oferenda.

Que se trabalhar por interesse, apodrecerei no outono como um fruto esquecido. Se trabalhar para agradar a outros, como a flor do pasto murcharei ao anoitecer. Porém, que se trabalhar por amor ao bem, permanecerei no bem.

Este é o momento de realizá-la no bem para a Tua glória.

Amém.

3. Oh Divino Senhor

Oh Divino Senhor de tudo aquilo que existe! Tu que iluminastes o Apóstolo e Evangelista São Lucas com Teu Santo Espírito e o autorizastes a representar Tua Santíssima Mãe, que te levou em seus braços e disse: “A Graça Daquele que nasceu de mim se derrame por todo o mundo”

Ilumina e conduz a alma, o coração e o espírito de teu servo ....... Guia as suas mãos para que ele possa dignamente e perfeitamente pintar a Tua Imagem, aquela de Tua Santa Mãe e a de todos os Santos, para a glória, a alegria e a beleza de Tua Santa Igreja.

Perdoa meus pecados e aos pecados daqueles que veneram estes Ícones; e que prostrando-se com devoção ante eles, rendam veneração Àqueles que eles representam. Protege-os de todo o mal e instrua-os com o bom conselho. Te rogo, pela intercessão de Tua Santíssima Mãe, a sempre Puríssima Virgem Maria, o Apóstolo Lucas e todos os Santos. Amém.
 

4. Oração à Mãe de Deus

 

Oh Mãe de Deus, desejo que a tua imagem sempre se reflita no espelho de minha alma e a conserve pura.

Que eleves todos aqueles que estão curvados sobre a terra e does esperança a todos aqueles que consideram e imitam vosso eterno modelo de beleza.