A Técnica

 

O Ateliê Theotokos Pantanassa iniciou suas atividades na técnica tradicional russa de pintura de ícones, com emulsão de ovo sobre suporte de madeira recoberta com um preparado de gesso e cola chamado de “levkas”.

 

Entretanto sua fundadora sempre procurou buscar uma técnica que fosse mais adequada às condições do Brasil, para que mais pessoas pudessem se dedicar à iconografia.

 

Com essa meta, utilizamos por muitos anos a Técnica de São Bonifácio, desenvolvida por Dom José Velasco, que utiliza um tipo de resina acrílica sobre tela.

 

Em 2014 e 2015, Marina participou de cursos intensivos com Theodoros Papadopoulos, na Byzantine School of Iconography, em Larissa, Grécia, onde aprendeu a técnica grega moderna.

Assim como a técnica de São Bonifácio, a técnica grega moderna também utiliza um tipo de emulsão acrílica, mas é bem mais versátil, podendo ser aplicada sobre vários tipos de suporte como madeira com levkas, tela, tecido ou paredes.

 

Essa é uma técnica muito utilizada na Grécia atualmente.

 

Considerando seus excelentes resultados na pintura das imagens, sua versatilidade e adaptação ao Brasil, o AtelieTheotokos Pantanassa fez a opção de realizar seus cursos e ícones nesta técnica.

 

Assim como na técnica tradicional de tempera de ovo, a pintura é efetuada com pincel seco, em várias camadas finas, transparentes, que aos poucos vão compondo o ícone, como mostra a seqüência abaixo.

tecnica01
tecnica01

press to zoom
tecnica02
tecnica02

press to zoom
tecnica07
tecnica07

press to zoom
tecnica01
tecnica01

press to zoom
1/7